Um Pouco de Nossa História
Na década de 1990 um grupo de Espíritas oriundos do Grupo Espírita André Luiz e do Grupo Scheila, moradores do bairro Esplanada faziam todos os domingos às 19:00 h o Evangelho no Lar na casa da Sra. Carmelita Augusta da Costa, a “Dona Carmelita”. As discussões sobre o Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita eram intensas e animadas, e uma hora de Evangelho no Lar não era o suficiente para atender a ânsia de conhecimento daquele pequeno grupo. Então decidiram, incentivados pela Sra. Alayde Horta, que participava de estudos na casa do Sr. Aydano de Souza a montar um grupo de estudos mais aprofundado. Dessa forma aquele pequeno Grupo passou a se reunir aos Sábados na casa do Sr. Brasil Fernandes de Barros às 16:00 hs.
Logo na primeira reunião, Dona Alayde, que era médium vidente, na presença de Brasil, sua esposa Vanessa Alves de Barros, Rosângela Augusta da Costa, Terezinha Angela Miranda, Célia Queiroz teve uma visão e disse: “Gotas de Luz, esse será o nome do nosso grupo de estudos”
Os anos passaram, os dias e horários do Grupo de Estudos Gotas de Luz mudaram várias vezes, outras pessoas adentraram ao Grupo, uma delas foi a Sra. Simone Dias. O desejo e a empolgação do Grupo continuaram. Em 1997 após uma viagem ao triangulo mineiro Brasil e Vanessa, após ver obras assistenciais diversas, como o Hospital do Fogo Selvagem, e a Casa do Caminho de Araxá trouxeram a ideia de que deveríamos além de estudar empreender uma obra social. E passamos a integrar a “tarefa do pãozinho” do Centro Espírita Christopher Smith.
O grupo então passou a ter contato com diversos moradores de rua, e a partir dai surgiu a ideia de montar um trabalho de assistência social, focado na remoção de famílias de rua em situação de risco e ressocialização, e surgiu então o Lar de Travessia Francisco de Assis.
Depois de muitas dificuldades na condução da atividade de assistência social identificamos que não estávamos ainda preparados para uma tarefa daquela ordem, e que seria necessário o suporte de uma equipe muito maior para fazer o que tínhamos em mente. Humildemente demos um passo atrás e em 12 de Janeiro de 2002 tomamos a decisão que o melhor caminho seria de primeiro formar um Grupo Espírita que congregasse uma comunidade de tarefeiros ao seu redor, para que ai sim, pudéssemos dar andamento, com pés no chão, a tarefas de assistência social.
Assim no dia 18 de Abril de 2002, em um pequeno Galpão à Rua Carapuça, 465, alugado de Dona Divina do Espírito Santo, inauguramos com a palestra do saudoso amigo Gil Restani, hoje na pátria espiritual o Grupo Espírita Gotas de Luz que até hoje tem desenvolvido suas atividades no que era a verdadeira vocação daquele grupo. O Estudo e Divulgação da Doutrina Espírita.
Os fundadores do Grupo foram (em ordem alfabética):
- Brasil Fernandes de Barros
- Carmelita Augusta da Costa
- Célia Queiroz
- Rita do Carmo Borges
- Rosângela Augusta da Costa
- Simone Dias
- Terezinha Ângela Miranda
- Vanessa Alves Ribeiro de Barros